Brasil - " Gigante pela própria natureza"
Nossa riqueza cultural não é menor do que nossa beleza Natural, onde a flora e a fauna encantam o planeta.
Possuímos um clima variado e um povo extremamente hospitaleiro, somos um país aberto para o Novo, para a Mudança,e principalmente para a Evolução!
"Indivíduo é a sua memória. O que define sua personalidade são suas lembranças de infância, o que experimentou, o que sentiu. Aqueles sabores, sons, cores, fases de vida, sofrimentos, lutas, derrotas, vitórias, superações. São estas recordações da vida que definem a personalidade de cada um. Da mesma forma, é a memória coletiva que molda a vida de uma nação, que define sua cultura. É a soma destas individualidades que definem o brasileiro e o Brasil.
A preservação da cultura brasileira e de suas raízes é primordial para construção da nossa identidade. Nós somos a nossa cultura. Somos barrocos, Aleijadinhos, Sacis. Somos índios, negros, europeus. Somos cordel, maracatu, samba, atabaque, capoeira. Estamos descritos nos versos de Drummond, de Quintana, de Bilac. Somos Macunaíma. Temos as nossas Vidas Secas. Vivemos nos Sertões. Este é o nosso RG, o nosso curriculum vitae, está impresso nas digitais da alma brasileira. Só assim nos reconhecemos e seremos reconhecidos. Com uma cultura forte e viva enfrentaremos a globalização sem esquecermos que somos brasileiros."fonte :Governo Federal - BRASIL.GOV.BR
Aspectos gerais - Fonte : Embratur
O clima- Fonte Embratur
O clima varia de acordo com a altitude e latitude do lugar. As estações são exatamente opostas às da Europa e Estados Unidos, exceto na região norte do País.A média de temperatura anual é de, aproximadamente, 28ºC na região norte e de 20ºC no sul.
Existem locais, no sul do País, que chegam a temperaturas negativas, inclusive com geadas e neve. No Rio de Janeiro, em pleno verão, a temperatura chega a atingir 40ºC.
O Brasil, dada sua vasta extensão territorial, de dimensões continentais, possui uma tipologia climática variada. Além de sua extensão, outros fatores influentes nos diversos climas brasileiros são as condições de temperatura, altitude, pressão e proximidade com o oceano. Esta grande diferenciação climática do país resulta, por sua vez, em paisagens vegetais bastante variadas, o que faz do Brasil um dos países detentores do ecossistema mais variado e complexo no mundo.
O território brasileiro está dividido em faixas climáticas: 92% do território localiza-se entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio. Portanto, pode-se dizer que o clima brasileiro é predominantemente tropical, ainda apresentando faixas equatoriais e sub-tropicais (zonas temperadas) distribuídos entre os 8% restantes do território. A predominância de altitudes mais baixas ao longo do território nacional acarretam em temperaturas mais elevadas. As temperaturas médias predominantes são superiores a 20 °C.
Inicialmente, o Brasil é um dos únicos países no mundo a apresentar a chamada floresta equatorial (ao lado do Congo, na África), circunscrita ao clima equatorial. Este clima prevalece na região da Floresta Amazônica, apresentando características como temperaturas médias que oscilam entre 24 e 26 °C.
O clima tropical atua nas regiões do Planalto Central, além de áreas do nordeste e do sudeste brasileiros. Este clima é caracterizado por duas estações quentes distintas por ano, apresentando temperatura média superior a 20 °C.
Nas regiões mais altas circunscritas pelos planalto atlântico no sudeste, e ainda na regiões ao sul de Mato Grosso do Sul e ao norte do Paraná, o clima predominante é o chamado tropical de altitude. Este tipo de clima é caracterizado pelas médias de temperatura oscilantes entre 18 e 22 °C.
O chamado clima tropical atlântico predomina em praticamente toda a faixa litorânea brasileira, estendendo-se desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Tal clima tem por temperatura média anual uma faixa de variação entre 18 e 26 °C.
O clima semi-árido estende-se pelos territórios correspondentes ao sertão nordestino, incluindo o vale do Rio São Francisco, até o norte do estado de Minas Gerais. Em contrapartida, as temperaturas médias anuais correspondem às maiores no território brasileiro, oscilando por cerca de 27 °C.
A região de climas
mais frios no Brasil corresponde à faixa territorial situada abaixo do Trópico
de Capricórnio , abrangendo os estados sulistas, com exceção do norte do
Paraná. O clima subtropical destas regiões apresenta temperaturas médias
inferiores a 20 °C. Tal região circunscrita a essa faixa climática apresenta
os invernos mais rigorosos do país, sobretudo nas áreas de maior altitude,
onde inclusive podem ocorrer nevascas.
|
|||
|
|
|||
|