Dicas para começar a entrar no clima antes de decolar

POR RENATA VEDOVATO
Z

 Vou viajar para a Europa em janeiro - sair do verão aqui e cair no inverno lá. Que efeitos isso pode ter no corpo?
Quando a temperatura cai bruscamente, nosso metabolismo tem dificuldade para eliminar o catarro. Portanto, é mais fácil ficar resfriado. E, se você for alérgico (tiver rinite, asma ou bronquite, por exemplo), a probabilidade de ter uma crise torna-se ainda maior. É o que explica o clínico-geral Arnaldo Lichteinstein, do Hospital das Clínicas, SP. Ele lembra o caso da paulista Gisele Cardoso, que viajou recentemente para a Suíça e pegou pneumonia. "A sorte da Gisele foi ter levado os medicamentos que estava acostumada a tomar para rinite", ressalta. "Além de levar remédios, é importante ter sempre o telefone do seu médico no Brasil, e ligar em caso de necessidade."

 E que problemas posso ter na volta para o Brasil, passando de zero a 30 graus?
O excesso de calor depois de um período de frio pode causar desidratação, principalmente nas crianças. E nem precisa ser no calor tropical. Foi o que aconteceu com a família de Cláudia Godoy, que saiu do Brasil no inverno para fazer um tour de carro pelo Deserto do Arizona, Estados Unidos. Sem que ela percebesse, sua filha começou a ficar confusa - um sintoma da falta de água no organismo. Para evitar casos como esse, tome líquidos constantemente.

- Quero ir para um lugar frio e planejo caminhar muito, mesmo com neve. Como me manter aquecido na rua?
Use múltiplas camadas de roupa. Por baixo, uma camiseta de algodão. Depois, uma jaqueta que retenha o calor e absorva o suor e, por cima de tudo, um casaco tipo parca, acolchoado, impermeável, com capuz. Outros itens: balaclava para pescoço e rosto; dois pares de luvas; calças - de algodão por baixo e outra de tecido acolchoado - e botas especiais. Quem não tem sapatos impermeáveis, aplica spray de silicone neles.

É verdade que o sistema de calefação prejudica a respiração?
As mucosas do nariz ficam ressecadas por causa do ar quente e seco produzido por aparelhos de aquecimento, o que dificulta a respiração, segundo o médico Célio Abdalla, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A estudante Carina Ferreira passou o inverno na Irlanda, onde as casas têm calefação. "Meu nariz ficava seco, parecia que não conseguia respirar", conta. O conselho que ela ouviu do enfermeiro da escola e avalizado pelo Dr. Abdalla: pingar soro fisiológico nas narinas.

 Minha pressão cai muito no verão. Como posso diminuir esse mal-estar?
Nem sempre a causa daquela moleza provocada pelo calor é a queda de pressão. Pode ser desidratação. Em ambos os casos, o problema está na transpiração excessiva. Para evitá-la, consuma muita água, bebidas isotônicas, água-de-coco, sucos e outros líquidos - desde que não sejam alcoólicos.

Dormir sob ar condicionado e depois encarar o calor faz mal?
Não faz mal passar horas com o ar-condicionado ligado, a não ser que a temperatura provocada pelo aparelho esteja muito baixa, prejudicando a respiração. No caso de quem vai passar o dia todo no calor, o ideal é tomar um banho ao acordar. Assim, o corpo passa a se acostumar com a mudança de temperatura e não sente o choque ao sair do dormitório.

 Como identificar a hipotermia?
A hipotermia, que é a perda rápida e excessiva do calor do corpo, é rara. Calafrios e tremores são o primeiro sinal. Depois, dormência e formigamento nos pés. Nos casos mais extremos surge a dificuldade de caminhar, sensação de desorientação, fala confusa e sonolência. O melhor é proteger bem o corpo, sobretudo as extremidades, ou seja, mãos, pés e cabeça, sem esquecer das orelhas. E se abrigar em local aquecido, caso dois ou mais sintomas apareçam.

 Fora o arsenal básico de roupas, existem outrso acessórios que aquecem o corpo?
Uma palmilha térmica encontrada em lojas de equipamentos para camping ajuda a manter o corpo aquecido. Outro modo mais simples de se esquentar é enrolar os pés com jornal (que isola o frio) antes de calçar as botas. Alguns países desenvolveram técnicas próprias. É o caso do Japão, que comercializa - e distribui em eventos como jogos de futebol - o kairo, uma espécie de saquinho com um pó espesso, para ser esfregado e colocado no bolso para evitar sentir frio. Ele pode ser encontrado em supermercados do país. Mas, cuidado: se você esfregar muito, o kairo pode queimar a pele.

 Além de usar protetor, como posso cuidar da minha pele em climas extremos?
Entre outras funções, a pele adapta o corpo à temperatura local através da circulação sanguínea. Quando o calor é intenso e suamos muito, o organismo perde a resistência imunológica. Resultado: é muito mais fácil contrair uma infecção através de bactérias, fungos ou vírus. Beber muita água e usar hidratantes à base de uréia ou lactato de amônia ajudam a proteger a pele no calor. Já no frio, a pele resseca mais fácil e fica pálida, sem cor. Banhos quentes e prolongados podem ser reconfortantes, mas pioram o aspecto quebradiço da cútis. Hidratantes à base de óleos minerais, macadâmia, lanolina e amêndoas, além de sabonetes glicerinados, são recomendados. Óculos escuros e protetor labial também evitam desconforto.

 Por que sinto mais calor nos 29 graus de Cuiabá do que nos 36 de Fortaleza?
O interior do país é sempre mais abafado, mesmo porque não há a brisa do mar para refrescar. Mas tudo isso se deve a um fenômeno chamado continentalidade, como explica o professor Luiz Gonzaga Godói, membro da Associação Internacional dos Especialistas Científicos de Turismo: a quantidade de massa de terra, sem litoral, potencializa a temperatura, no frio ou calor. Em geral, os interiores de São Paulo, de Minas Gerais, do Ceará e as regiões de Cuiabá, MT, e Teresina, PI, são mais quentes.

 Por que neva em Santa Catarina e não no Uruguai?
A continentalidade também explica a neve em Santa Catarina, o lugar mais frio do Brasil (na divisa com o Rio Grande do Sul). A proximidade com o litoral e as grandes planícies, no Uruguai e no Rio Grande, faz com que as massas de ar frio não se concentrem. O interior catarinense recebe com maior intensidade ondas de ar frio.

 Qual a região mais quente do mundo? É verdade que o Saara influencia o sul da Europa no verão, deixando algumas cidades com clima de deserto?
A mais quente é Dalol, na Etiópia, em pleno deserto. Temperatura média: 34 graus. Ao contrário do senso comum, os desertos ficam nos trópicos, portanto, fora da linha do Equador. O ar mais quente da área equatorial tem dificuldade para se misturar com o ar mais frio das áreas tropicais. E, se houver montanhas na região, elas vão impedir a chegada de chuvas.
Os ventos quentes do norte da África atravessam o Mediterrâneo e chegam ainda mais fortes ao sul da Europa, onde o clima muito seco impera no verão.

 O que fazer para enfrentar uma forte variação climática em um mesmo dia?
Normalmente as áreas temperadas, acima dos trópicos, sofrem com fortes variações - às vezes, no mesmo dia. O que costuma enganar é o céu azul do inverno no Hemisfério Norte. O Sol não esquenta. Na Inglaterra, o sol do meio-dia equivale ao das 16 h no Brasil - portanto, um agasalho é bem-vindo. Outro caso: no Pico das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro, a menos de 150 km do litoral, é a altitude que esfria.

 O que é essa tal sensação térmica, que invalida os números dos termômetros?
A sensação térmica é como você sente a temperatura, mesmo que a meteorologia dite outro número. Como assim? Você pode estar numa região em que os termômetros marcam 10 graus, porém a intensidade do vento frio deixa a sensação em 5 graus. Também vale o inverso: 30 no termômetro e 35 graus nos ventos. Esse fenômeno é intensificado pela falta de brisa ou pela continentalidade. No calor, a sensação térmica é perigosa: os vasos dilatam, diminuindo a capacidade de resfriamento do corpo. Conselho médico: duvide do termômetro, caso o vento diga o contrário. E beba muita água.


 É perigoso viajar para o Caribe no período dos furacões?
Perigoso não é, já que a tecnologia consegue prever a formação de um furacão com dias de antecedência, e esse ganha força aos poucos. Assim, dificilmente um furacão chegará de surpresa. O engenheiro Tiago Matias viajou com a família para Cuba. Ao chegar, soube que um furacão estava por vir e teve de se abrigar no subsolo do hotel por dois dias. "O chato foi ficar preso", conta. As regiões que mais sofrem com esses fenômenos são o Caribe, o Sudeste Asiático e a Índia, em agosto; e norte da Austrália, em março.

 Quais são as verdadeiras "roubadas" climáticas?
Na verdade, qualuqer lugar em que a temperatura seja extremada não é uma boa pedida. Antártida e Escandinávia no inverno e Saara no verão são bons exemplos. Até a neve às vezes é roubada. O frio é muito grande, o gelo derrete nas ruas e carros ficam sujos. O melhor é ficar poucos dias onde neva muito. Principalmente se você não está acostumado. Mas isso não serve para as estações de esqui, onde a estrutura é própria para neve.

 Que lugares podem desaparecer do planeta pelo aquecimento global?
Segundo o professor Gonzaga, não há um consenso acadêmico a respeito de um possível aquecimento da calota polar. Há quem acredite que o planeta Terra é mais forte do que parece e nenhuma área corre risco. Outros advogam que os Países Baixos (quase metade do território da Holanda está abaixo do nível do mar) e as planícies costeiras (como a Baixada Fluminense) são as áreas mais suscetíveis de serem inundadas. Mesmo assim, não é perigoso visitar esses lugares.

 Existem lugares onde a previsão do tempo não funciona e, portanto, nem vale a pena checar?
De acordo com o professor Luiz Gonzaga Godói, a previsão de tempo não funciona muito bem nos países pobres, por pura falta de tecnologia e cientistas especializados. Entretanto, os bons guias sempre trazem uma espécie de raios X do clima, com estimativas e características da temperatura em cada mês do ano. É bom ler para não cair numa grande roubada e perder as férias por causa da chuva ou temperaturas altas.

 Quais sites mostram as condições do tempo?
O www.inmet.gov.br do Instituto Nacional de Metereologia, e o www.cptec.inpe.br trazem as previsões sobre o tempo no Brasil. Já o CNN Weather (www.cnn.com/weather, http//br.weather.com/ e o www.climatempo.com.br valem para o mundo.


 Como a Lua influencia as marés? Muda algo para quem só pega uma praia?
A maré nada mais é que a força gravitacional da Lua puxando a Terra. Como a parte sólida do planeta não pode ser puxada, o mar é a vítima. Mas não são as fases da Lua que interferem no banho de mar, e sim a diferença entre a maré baixa e a maré alta. Em alguns lugares, a amplitude das marés é muito grande, como em São Luis, MA - portanto, a trajetória da caminhada pela praia muda de acordo com o horário. Já quem navega deve consultar tábuas de maré e cartas náuticas, em www.dhh.mar.mil.br.

 Quais são as capitais da chuva entre os destinos turísticos?
Toda área equatorial costuma ser chuvosa, começando na Amazônia, passando pelo centro da África, Bangladesh, Indonésia e parte da Malásia. Nesses lugares, chove todos os dias e, às vezes, até com hora marcada. Prepare capa e guarda-chuva.