Turismo Religioso

POR MITSI GOULIAS
Z

Quais os principais destinos do cristianismo no Brasil?
Por ser a nação com o maior número de católicos no mundo, o Brasil reverencia seus santos de Norte a Sul. A padroeira do país é Nossa Senhora Aparecida, e para ela foi construída uma basílica enorme, em Aparecida, Estado de São Paulo, que abriga 75000 pessoas. Como você sabe, o lugar tornou-se centro de peregrinação, assim como aconteceu com Juazeiro do Norte, no Ceará, onde está sepultado o Padre Cícero. Desde que Madre Paulina foi beatificada e, mais recentemente, canonizada pelo papa João Paulo II, Nova Trento, em Santa Catarina, tornou-se outro pólo atrativo de fiéis. O Brasil também tem igrejas que são obras de arte. A de São Francisco, em Salvador, Bahia, é uma das mais ricas - são 800 quilos de ouro e detalhes em jacarandá. Vizinha a ela, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco tem uma fachada extraordinária, toda esculpida em arenito. A Igreja Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes, Minas Gerais, também impressiona pela opulência: há quase meia tonelada de ouro em seu interior. Obras de Aleijadinho adornam a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, e a Catedral Basílica da Sé, em Mariana. Mas a obra-prima do escultor é a Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, com uma riqueza de detalhes de tirar o fôlego. Curiosamente, na opinião do diretor do Museu do Louvre, Germain Bazin, a igreja mais bela do Brasil é a Nossa Senhora das Correntes, em Penedo, Alagoas, com o altar-mor folheado a ouro e o piso de cerâmica inglesa.

Que roteiros são mais procurados pelos católicos no exterior?
As três principais rotas de peregrinação cristã são Roma (Itália), Jerusalém (Israel) e Santiago de Compostela (Espanha). O mais importante santuário católico do mundo é a Basílica de São Pedro, no Vaticano. A Europa ainda atrai devotos cristãos por causa dos Santuários Marianos. Cidades onde foram registradas aparições da Virgem Maria, como Fátima (Portugal), Lourdes (França) e Guadalupe (México) tornaram-se famosos centros de peregrinação. São muitas as igrejas que viraram pontos turísticos pela beleza de sua arquitetura ou pela importância histórica. No primeiro caso estão a Catedral de Notre-Dame, em Paris (França); o Duomo, em Milão (Itália); e a Igreja de São Paulo, em Londres (Inglaterra). Na Espanha, o Templo da Sagrada Família, obra máxima de Gaudí em Barcelona, e a Catedral de Sevilha, o maior templo gótico do mundo, constituem atrações obrigatórias. No segundo caso encontram-se a Catedral de Cuenca, na Espanha, onde diz-se que o Cálice Sagrado está escondido numa das colunas. Fazem parte da mesma categoria a Catedral de Assis, na Itália, onde viveu São Francisco de Assis, e o Monte Saint-Michel, na França, abadia erguida no local em que o arcanjo Miguel teria feito uma aparição no ano de 708.

O Caminho de Santiago de Compostela só pode ser percorrido a pé?
Os 800 quilômetros do trajeto seguido pelo apóstolo Tiago, da França até o local de seu túmulo, na Espanha, podem ser cumpridos a pé, de bicicleta ou de carro, as três formas reconhecidas de fazer a peregrinação. Embora longo, o caminho é plano em sua maior parte. Há, ainda, agências que oferecem a viagem a bordo de ônibus de turismo, com paradas nos locais mais importantes.

Qual é a melhor maneira de se preparar para uma viagem de peregrinação?
Comece com caminhadas de treinamento antes da viagem. No início, faça trajetos de curta distância e em lugares planos e montanhosos, pavimentados e irregulares. Vá aumentando o ritmo gradativamente. Treine com a bota de trekking - é a melhor maneira de ir amaciando o calçado - e com a mochila. Esse acessório, aliás, é um dos mais importantes: escolha um modelo anatômico, com correias grossas. O peso tem de ser distribuído de forma equilibrada e não deve ultrapassar 9 quilos. Planeje a peregrinação levando em conta sua idade, sua condição física e o tempo disponível. Programe a viagem para a estação do ano em que você se sente melhor. Para evitar bolhas nos pés, leve meias com o mínimo de costuras. E um bom arsenal de esparadrapos.

Quais são as rotas possíveis?
A mais tradicional é a que sai de Saint Jean-Pied-de-Port, no sul da França, passa pelos Pirineus e chega a Santiago de Compostela, na Espanha. Mas há vários outros trajetos, como o Caminho do Norte, que acompanha o litoral; o Caminho Português, que passa pelo Porto, Braga e Valença; e a Rota de Prata, que parte de Sevilha. Para não se perder, é só seguir as setas amarelas. A Associação Amigos do Caminho de Santiago pode dar mais dicas:
www.santiago.org.br

Quais são os lugares mais sagrados para os budistas?
Buda nasceu na cidade de Lumbini, no Nepal, há 2 500 anos. Apesar disso, 90% da população pratica o hinduísmo, o que não impede que os seguidores das duas religiões convivam em harmonia absoluta. Em Katmandu, por exemplo, na região de Swoyambunath, funciona um templo budista ao lado de um hinduísta. Mas o maior templo budista do planeta fica no meio da selva javanesa, na Indonésia. É o Borobudur, construção de 3,5 milhões de toneladas em forma de mandala e 432 estátuas de Buda. Angkor Wat, no Camboja, tem a fama de ser o maior complexo templário do mundo, com mais de uma centena de edifícios. Entre os 18 000 templos da Tailândia, os mais procurados são o Vat Po e o Vat Phra Keo, em Bangcoc, e o Doi Suthep, em Chiang Mai, que guarda parte das cinzas do próprio Buda. No Tibete, uma região autônoma que pertence a China, o Monte Kailash é a montanha mais sagrada da Ásia. A capital, Lhasa, abriga o suntuoso Potala, palácio de mais de 1000 aposentos construído para servir de moradia aos dalai-lamas. Porém, o atual dalai-lama vive em Dharamsala, vilarejo indiano aos pés do Himalaia. Um dos mais espetaculares monumentos budistas é o Pagode de Schewdagon, em Yangun, Mianmar (a antiga Birmânia). Com forma de sino, tem 100 metros de altura e está coberto por 700 quilos de ouro. Já o Kyaikhtiyo, conhecido como o Rochedo de Ouro, fica a 200 quilômetros de Yangun, e equilibra-se no alto de uma colina de 1000 metros. Os birmaneses juram que ele é preso por um fio de cabelo de Buda.

Existe uma versão brasileira do Caminho de Santiago?
Batizado com o nome de Caminho do Sol, o trajeto, com 209 quilômetros, começa em Santana do Parnaíba e termina em Águas de São Pedro, no interior do Estado de São Paulo. A caminhada corta 13 municípios - Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Salto, Indaiatuba, Elias Fausto, Capivari, Mombuca, Saltinho, Piracicaba e São Pedro, além dos dois já citados. A peregrinação tem duração média de dez dias. Uma imagem de São Tiago, feita por artesãos da Galícia, está exposta na capela do Horto, em Águas de São Pedro. Para mais informações, consulte os sites: www.caminhodosol.org e www.caminhodesantiago.org.br. Onde estão as maiores atrações do percurso europeu? A Catedral de Santiago de Compostela, na cidade do mesmo nome, é para onde todos os peregrinos se dirigem, o que causa imensas filas de fiéis. Eles rezam no túmulo de São Tiago, tocam a coluna central do Pórtico da Glória, logo na entrada, e mantêm o ritual de encostar a testa na estátua dos Santos dos Croques. Na cidade de Burgos está a belíssima catedral em estilo gótico. É uma das maiores da Espanha, e foram necessários três séculos para que ficasse pronta. Já a Catedral de Léon é iluminada por 182 vitrais, que cobrem uma área de 1800 metros quadrados.

A peregrinação a Meca só pode ser feita por muçulmanos?
Se você não for praticante da religião islâmica, não terá autorização para entrar em Meca, na Arábia Saudita, onde nasceu Maomé. E muito menos visitar as mesquitas da cidade ou participar da peregrinação anual conhecida por hadji, quando mais de 2 milhões de pessoas se dirigem a Meca - ir pelo menos uma vez na vida até a cidade sagrada é obrigação de todo muçulmano. Também a cidade de Medina e suas mesquitas são inacessíveis a pessoas de outras religiões. A rigor, só há duas maneiras de conseguir visto para a Arábia Saudita: a trabalho ou a convite de um morador do país, que deve justificar a visita.

Onde ficam os mais importantes templos hindus?
É nas águas do Rio Ganges, em Varanasi, na Índia, que as pessoas se banham, rezam, lavam roupa e atiram as cinzas dos entes queridos, já que pela tradição hindu os mortos devem ser cremados e não enterrados. A cidade de Pushkar está entre os lugares mais sagrados de toda a Índia, por abrigar vários templos dedicados ao deus criador Brahma. Em Mandurai, o gigantesco complexo de edifícios religiosos de Minakshi impressiona. Na região de Katmandu, no Nepal, há quase mais templos do que casas. Entre os mais famosos estão o Pashupatinath - o templo de Shiva - e o Swayambhu, também conhecido como o Templo dos Macacos. É que os animais, tidos como sagrados pelos hinduístas, encontram-se por toda parte. O Tanah Loth, em Bali, Indonésia, é considerado o mais bonito entre os 22 000 templos da ilha. Porém o mais sagrado é o Besakih. Na verdade, trata-se de um complexo de 23 construções, na encosta do Vulcão Agung. O maior templo hindu fora da Índia está em Londres. É o Shri Swaminarayan Mandir, com estátuas que representam os deuses indianos esculpidas em mármore de Carrara.

Quais são as mesquitas imperdíveis do islamismo?
O maior e mais importante templo para os muçulmanos é a Mesquita de Meca, na Arábia Saudita. No centro dela fica a Caaba, um cubo onde está guardada a pedra negra sagrada - segundo a tradição, é a morada de Alá. Também muito importante na Arábia Saudita, a mesquita da cidade de Medina atrai multidões. Mais antigo santuário islâmico do planeta, o Domo da Rocha, em Jerusalém, foi construído no exato ponto onde Maomé ascendeu aos céus. A imensa Mesquita de Hassan II, em Casablanca, Marrocos, é um dos raros templos islâmicos abertos a não-muçulmanos. A Mesquita Azul e a Mesquita Suleymaniye, em Istambul, Turquia, são belíssimas, com seus vitrais coloridos. Mas, qualquer que seja a mesquita, uma coisa é certa: os muçulmanos sempre farão suas preces voltados para Meca.

Há sites sobre o assunto?
Os endereços da internet que tratam de turismo religioso são sempre estrangeiros e, na maioria das vezes, ligados a agências de viagem. Mas trazem dicas interessantes de roteiros, que vale a pena conferir, como o site da ETS (www.t oursforchurches.co.uk), especializada em visitas a igrejas e a Catholic Travel Centre (www. gocatholictravel.com), sobre peregrinações. Já a Jewish Routes (www. jewishroutes.com) e a Jewish Travel (www.jewishtravel.com) são voltadas ao público judeu.

Quais são as catedrais ortodoxas mais belas do mundo?
A Rússia, onde a maioria da população segue a religião ortodoxa, possui cerca de 25 000 templos. Um dos mais extraordinários é a Catedral de São Basílio, na Praça Vermelha, em Moscou, com seu conjunto único de nove capelas, de cores e formas diferentes. A Catedral do Cristo Redentor, réplica do templo destruído em 1931 por Stalin, consumiu 25 milhões de dólares. Já a Catedral de São Isaac, em São Petersburgo, domina a paisagem com seu domo dourado. Na Ucrânia, a Catedral de Santa Sofia, em Kiev, de estilo bizantino, foi durante séculos o palco de cerimônias de coroação, assinatura de tratados importantes e onde eram recebidos os dignitários estrangeiros. A Grécia abriga alguns dos monastérios mais belos do mundo. Na IIha de Patmos, o Mosteiro de São João Evangelista é um importante lugar de adoração dos fiéis ortodoxos e dos cristãos ocidentais, por ser ali que o apóstolo João escreveu o Livro do Apocalipse. Ainda na Grécia, em Meteora, região da Tessália, ficam os espetaculares mosteiros construídos no topo de rochedos. Muitos só são alcançados por escadas de corda.

Quais são as grandes festas religiosas do Brasil?
No dia 12 de outubro, quando se homenageia Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, a cidade de Aparecida do Norte recebe milhares de fiéis em busca da bênção da santa. Em Belém do Pará, no segundo domingo de outubro, as ruas da cidade ficam tomadas por peregrinos ao Círio de Nazaré, que cultuam a imagem da Virgem de Nazaré. A romaria de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará, atrai uma multidão no Dia de Finados, 2 de novembro. Na cidade-teatro de Nova Jerusalém, a encenação da Paixão de Cristo, em Fazenda Nova, Pernambuco, é acompanhada durante a Páscoa por uma legião de espectadores de todo o Brasil. Gente que, além de assistir à via-crúcis, adora ver de perto os atores famosos que desempenham os papéis principais.

Como evitar gafes em templos e igrejas?
Lugares sagrados não combinam com shorts e saias curtas. Em muitas igrejas e mesquitas, mulheres com camisetas sem mangas e pernas à mostra são barradas. Em Bali, por exemplo, nem os homens de bermuda escapam. Só se entra nos templos trajando sarongues, vendidos ou alugados na entrada. Nunca se esqueça de tirar os sapatos ao visitar uma mesquita ou um templo hindu. Antes de apontar a máquina fotográfica em direção a algum afresco centenário, certifique-se de que o flash pode ser usado. Só deixe oferendas se a prática for um costume dos fiéis. E nunca leve terra, pedras ou qualquer outra lembrança dos lugares sagrados.